sexta-feira, 4 de novembro de 2011

KUTZING

                  Agora foram as cópias dos fabulosos trabalhos do Kylin (Die Gattungen der Rhodophyceen) e do Kützing (Species Algarum) que passaram em minhas mãos e lembrei-me do quanto me lamentava não saber alemão para poder ler “apenas” estas obras. Foi quando me lembrei da fama do Kützing.
                           
                Aliás, o alemão Friedrich Traugott Kützing (1807-1893) e sua fama ainda hoje, estão ligadas a “revolução pasteuriana”. Kützing e os cientistas franceses: Schwann (1810-82) e Cagniard-Latour (1777-1859), trabalhando independentemente, demonstraram que a fermentação da cerveja (para sorte dos alemães) e do vinho (para sorte dos franceses) era o resultado da atividade de células
                                            Kützing      Schwann   Cagniard-Latour  Pasteur

                Todas estas historiografias e embates desaguaram nas conhecidas descobertas de Pasteur.
            Franceses e alemães se rivalizavam desde a guerra franco-prussiana o que colocava mais lenha na fogueira. Para sorte da humanidade esta nova modalidade de “guerra” ao contrário da outra, só trouxe benefícios para a civilização.
                Nesta época (1837) os cientistas franceses já eram laureados pesquisadores enquanto Kützing era um modesto farmacêutico e professor em uma escola de uma pequena cidade no noroeste alemão.
                  No entanto, sua prolífica produção intelectual esteve sempre ligada ao estudo das algas.
                Lembro-me ainda de quantas tardes passei na biblioteca do Jardim Botânico do Rio de Janeiro folheando suas Tabulae Phycologicae e me deliciando com suas estampas.
                                    
              Quantos gêneros e espécies de algas descritos por Kützing esbarramos na ficologia nacional?
              Olhe uma pequena e rápida passagem: Bryothamnion, Calliblepharis, Chaetomorpha, Cladophora, Cryptopleura, Hypoglossum, Rhizoclonium, Rhodophyllis, Corallina cubensis, Dictyota ciliolata, Griffithsia radicans, Gracilaria dominguensis, Hypnea cornuta, Hypnea spinella, Polysiphonia denudata, Spyridia aculeata entre outros.
                                                                 Manuscrito de Kützing
                
           Embora exista uma condecoração alemã que utiliza uma medalha com o rosto do Kützing e sua contribuição para o estudo das algas, não obtive sucesso em saber o que festeja.

Taí amigos, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição aqui